quarta-feira, 2 de junho de 2010

Carta solicita aos secretários de Cultura do Nordeste apoio para encontro regional

No dia 27 de maio, garimpamos espaço em uma reunião do Fórum de Secretários de Cultura do Nordeste realizada no Hotel Hardmann, na orla da capital da Paraíba. Na ocasião Sanzia ressaltou que tal possibilidade de articulação foi anunciada na reunião do Colegiado Setorial de Artes Visuais em Abri/2010.

Entre os secretários, a disposição para apoiar o encontro foi consenso. O Secretário do RN ofereceu estrutura para o acolhimento (espaço e estrutura para a realização do encontro).

Algumas falas ressaltaram a dificuldade de realizar o evento neste próximo semestre em função do ano eleitoral. O secretário do RN comentou que terá em breve um encontro com Sérgio Mamberti e vai aproveitar a oportunidade para pedir apoio da Funarte.

A conclusão é que de que será necessária a criação de um projeto com cronograma e custos para que os secretários tentem viabilizar o apoio ao Encontro. Sanzia assumiu a elaboração do projeto. A carta (abaixo) foi protocolada pela Presidente da mesa (Secretária de Cultura de SE).


Sr Presidente do Fórum de Secretários de Cultura do Nordeste


João Pessoa-PB, em 27 de maio de 2010.

O Colegiado de Artes Visuais_CNPC, mobiliza-se para a elaboração do Plano Nacional de Artes Visuais. O momento solicita diálogo entre todos profissionais, instituições e envolvidos com as Artes Visuais no Brasil.

O Nordeste -- a região de maior número de Estados -- se articula para um Encontro de Artes Visuais que se constitua em um espaço de formulação de políticas públicas para o setor na região, conectados com as demandas do setor no Brasil e no Mundo.

Nesse sentido, solicitamos compromisso para a estruturação e organização de um encontro de Artes Visuais na região Nordeste. A proposta é reunir 6 (seis) representantes de cada Estado (capital e interior) em local e data a definir, com subsídios garantidos pelas Secretarias (Fundações) de Cultura dos Estados para transporte, hospedagem e alimentação para 2 dias de reuniões.

O Estado receptor do evento deve garantir a estrutura do encontro como local, equipamentos e translados. O encontro será orientado a partir do Pré-Plano de Artes Visuais previsto para ser elaborado nos próximos 2 meses. Assim, ressaltamos a importância da realização do encontro antes do Seminário Nacional.

Certos de que a parceria entre o poder público e sociedade civil são propulsores para o desenvolvimento da Cultura e do setor de Artes Visuais,

atenciosamente,

Sandra Nunes Vasconcelos_PB_ Membro do Fórum Permanente de Artes Visuais - Delegada da Pré conferência Setorial de Artes Visuais

Sanzia Pinheiro_RN_ Membro do Colegiado de Artes Visuais

Um comentário:

  1. é isso ai meninas!
    que bom q a articulação tá acontecendo para esse encontro!
    entro em contato para ter acesso as diretrizes e tentar articular esse apoio aqui no ceará.

    ResponderExcluir